4 de fev. de 2015

Prefeitura de São Luís avança no projeto de urbanização da bacia do Bacanga

As famílias das casas estão morando em unidades habitacionais doadas pela Prefeitura
Uma ação conjunta das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Projetos Especiais (Sempe) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início nesta quarta-feira (04) a demolição das casas situadas em área de risco de alagamento e inundações nos bairros do Sá Viana, Jambeiro e Piancó. A medida integra as ações do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. As famílias que viviam nas casas já estão residindo em unidades habitacionais doadas pela Prefeitura.
"Estamos aqui para atender a solicitação da Sempe e hoje demos início às demolições dos imóveis construídos nessa área onde será desenvolvido o projeto de urbanização da bacia do Bacanga. Nessa primeira etapa serão 13 casas demolidas. Anteriormente, essas casas alagavam no período chuvoso e antes de iniciarmos as demolições, as secretarias dialogaram com a comunidade e em comum acordo os moradores foram remanejados para o Residencial Piancó", declarou o secretário Adjunto de Fiscalização da Blitz Urbana, Rubemar Marques.
O especialista Socioambiental da Sempe, José Antônio Lopes, explicou que os donos das casas demolidas já estavam cientes da ação e isso evitou qualquer incidente por parte dos moradores. "Em muitas casas quando a Blitz Urbana chegou para fazer a demolição já haviam apenas as cercas, pois os moradores tiveram a liberdade de tirar tudo das casas antes da derrubada" destacou José Lopes.
A ação foi acompanhadas por moradores do local e se mostraram interessados em aderir a nova etapa do reassentamento, que deve ser iniciada em "Vendo tantos vizinhos indo para um lugar melhor eu também fiquei interessada" revela a moradora Karla Almeida Dias, mãe de três filhos. "A vontade de sair aumenta com a chegada desse período de chuva", completou.
Reassentamento - A primeira etapa do reassentamento foi realizada de forma voluntária. Das mais de 600 famílias mapeadas e cadastradas pelo Programa, 108 já estão reassentadas no Residencial Piancó VII e VIII.
"Para mim essa foi uma mudança pra melhor, pois antes eu e minha família vivíamos praticamente dentro da água, e por duas vezes perdi muitas coisas que tinha dentro de casa e agora estou morando numa casa própria, com documentação, num condomínio com segurança, escola e quando chove eu não me preocupo mais. Na verdade só sei que está chovendo quando abro a janela", afirmou a dona de casa Laurença Maria, uma das que aderiram ao reassentamento de forma voluntária.
O secretário da SEMPE, Gustavo Marques afirmou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, realizou a entrega das chaves na última semana do ano de 2014 e que as 108 famílias contempladas têm recebido o acompanhamento da equipe da Sempe. "Estamos verificando que a prefeitura está mudando positivamente a vida de muitas famílias", observou o secretário acrescentando que os apartamentos do Residencial Piancó foram uma das alternativas encontradas pelo Programa Bacia do Bacanga para reassentar esses moradores. "A nossa meta é realiza o dobro de reassentamentos na próxima etapa", esclareceu Gustavo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário